O novo desenho do hub distribuição da TRANSFOLHA em Barueri foi pensado na eficiência de todos os processos, criando mobilidade e deixando toda a operação mais enxuta. Foi uma mudança necessária para o crescimento da TRANSFOLHA, que acompanha de perto a evolução da demanda do mercado voltada ao prazo e qualidade de entrega ao cliente final.
Cada parte do processo, em todas as etapas, precisa estar apropriadamente estruturada para não acrescentar prazo na entregas dos produtos. Agora, a operação é bem mais rápida, focada no necessário para que a entrega seja cada vez menor – o grande desafio do e-commerce desde sempre.
Primeira etapa: Mudanças na estrutura física
Todo o processo de evolução e ampliação do hub de Barueri começou há 04 meses, foi preciso mudar todo o layout do hub. A formatação da disposição da mercadoria foi pensada para atender as regras do FIFO (First In, First Out) que garante que o primeiro cliente que dá entrada no hub também será o primeiro que vai sair. Esta prática é fundamental para toda mercadoria vendida pelo e-commerce e, segue uma lógica cada vez mais sensível os dias atuais:
Quem comprou antes, recebe antes!
A TRANSFOLHA consegue garantir que 100% da mercadoria siga esta lógica, com tempo interno reduzido e mercadorias partindo do hub até seu destino final com muito mais agilidade.
O que mudou no hub?
A TRANSFOLHA mudou toda a sua estrutura física, um desafio monumental, mas necessário, para quem está na liderança de logística de e-commerce. Com o novo layout, o galpão foi todo refeito.
Hoje, mais de 50 mil mercadorias que chegam diariamente na TRANSFOLHA e as encomendas que passam pelo hub de Barueri passam pelos seguintes processo:
– Separação;
– Criação de uma identificação para código de barras;
– Roteirização da entrega;
– Carregamento dos veículos corretamente;
– Saída dos veículos aos destinos.
As baias de separação, que eram demarcadas por grades fixas, agora utilizam estruturas móveis e corredores mais amplos para o fluxo das mercadorias. O hub passou a ser uma estrutura adaptável.
Planejamento e execução
O maior desafio da TRANSFOLHA: implementar o novo layout sem que perder a dinâmica do dia a dia. Por ser um hub enorme, a mudança física aconteceu em quatro etapas que levaram três meses.
Cross Docking
É hora de ampliar o apoio do sistema para fazer as separações mais intuitivas e rápidas. A TRANSFOLHA já está trabalhando para a criação de um sistema novo para ganhar tempo.
O hub de processamento Cross Docking permite que a toda a operação receba a mercadoria de um lado para distribuição em outra ponta. Se até então o prazo era de um dia para separar a carga, ao final desta implementação do novo sistema, a velocidade e a agilidade na entrega será ainda maior, chegando a algumas horas.
Essa mudança no sistema já está acontecendo, e será concluída, no máximo, até o final de 2020.